Leitura Encenada “A Maior Flor do Mundo”
Quando a turma W3 estava no 3º ano, a nossa Professora Paula Azevedo convidou a contadora de estórias Maria Rouco para continuar a desenvolver o gosto pela leitura e dar-nos a conhecer muitos contos.
Durante alguns meses, ouvimos contos tradicionais, contos de autor e histórias de imagens. Todos os alunos gostaram porque a Maria Rouco contava com calma e num tom alto para se compreenderem todas as palavras. Além disso foi sempre expressiva nos gestos, na voz e nos movimentos. As estórias eram desconhecidas para nós e, depois de as ouvirmos, ficamos com muita vontade de as procurar e ler, em livros ou na internet.
Algum tempo depois, já no 4º ano, a turma decidiu que estava no momento certo para trabalhar um livro, então escolhemos, A Maior Flor do Mundo de José Saramago. As razões foram várias:
as ilustrações são muito bonitas e inspiradoras, tanto as do João Caetano como do André Letria;
o tema é um menino muito aventureiro que salva uma flor gigantesca;
o autor foi o único português a vencer o prémio Nobel de Literatura;
o livro consta na lista das obras de leitura das Metas Curriculares e do Plano Nacional de Leitura.
Durante o estudo da obra, depois da maior parte dos alunos ter comprado o livro, fizemos uma leitura integral para que cada um compreendesse a história.
Foi preciso irmos ao dicionário procurar os significados de algumas palavras do livro que não sabíamos, fomos escrevendo no caderno e a Maria Rouco explicou outras.
Quando acabamos a leitura do livro, foi atribuída a cada aluno uma pequena parte do texto, para que todos pudessem participar na leitura encenada. A turma foi dividida em cinco grupos que foram fazendo o seu trabalho de treinos vocais e ensaios para a leitura.
Para o espetáculo ficar mais interessante pensamos em várias soluções e escolhemos fazer uma flor muito grande. Na aula de Expressões, com a ajuda da Professora Salomé, construímos cinco pétalas em espuma e papel crepe. Nos ensaios experimentamos várias possibilidades para a apresentação, o que nos ajudou muito.
No dia 13 de janeiro de 2015, estava tudo combinado!
Logo de manhã, trocamos de sala com a turma da Professora Sara porque essa sala é maior que a nossa e assim pudemos organizar o espaço para termos plateia e palco. O cenário já estava pensado, o rio Nilo, as pétalas, o cesto para irmos deixando as páginas lidas e a cadeira onde cada um atuava, tudo foi posto no seu lugar. A seguir, como já tínhamos convidado as outras turmas, fizemos dois ensaios com público. Ao que correu pior chamámos ensaio geral, para dar sorte…
As famílias começaram a chegar à escola e a tomar o seu lugar como público, enquanto, na cantina, nós nos preparávamos para a estreia da leitura encenada. Estávamos muito nervosos mas respiramos fundo e conseguimos superar os nossos medos.
Entramos em fila indiana organizados pelas cinco cores, atrás da Maria Rouco e a nossa Professora encerrava o grupo.
Trabalhamos muito e bem por isso obtivemos tão bons resultados neste projeto. O público adorou, aplaudiu e todos nos deram os parabéns.
Para terminar agradecemos muito à Contadora Maria Rouco e à Professora Paula Azevedo a quem oferecemos dois ramos de flores.
Quando avaliamos tantos meses de trabalho, concluímos que aprendemos os significados de muitas palavras novas e difíceis, melhoramos a leitura expressiva em voz alta para ser compreendida pelos ouvintes, o nosso gosto pela leitura aumentou muito e temos muitas recordações boas que nos vão acompanhar por muitos anos.
Alunos da turma W3
Estava à procura de um conto para um trabalho de 7º ano e vi uma página com o nome da Maria Rouco, decidi logo abri-la e ao ler este texto lembrei-me de todos os ensaios e de tudo que passei nesta maravilhosa escola! Tenho tantas saudades…
beijinho da Filipa Jesus❤️
Eu adoro-a Maria Rouco
“A Maior Flor do Mundo” de José Saramago é seu dúvida uma história linda, que toca nos corações mais duros em relação ao meio ambiente. Mas, ficou ainda mais bela contada e encenada pela Maria Rouco que com a sua mestria, serenidade e voz melodiosa desperta os ouvidos mais duros!
Que a sua voz, Maria Rouco, continue na senda da sensibilização para o gosto da leitura!
Olá Maria Rouco!! Passou mais de um ano desde que a nossa turma encenou a peça! Lembro-me como se fosse hoje… Continue, qualquer diga já ouço falar de si nas revistas! Beijinho e com muitas saudades da sua aluna Mariana